Há exatos 5 anos atrás, era difícil dizer que o mercado japonês perderia o interesse por consoles de mesa. E hoje é uma realidade que nos acerta em cheio ao olharmos o cenário atual desse ramo. Devido o estilo de vida moderno no Japão, a tendência é que haja ainda mais inclinações para o mercado de smart devices, com jogos de celulares e tablets ganhando mais e mais espaço, enquanto as plataformas mais tradicionais recuam em números. E depois de várias postagens em vários sites sobre o resultado financeiro da Nintendo em 2013/14, é até razoável que isso nos leve a pensar: E agora?
O fato é que a Nintendo está atualmente mudando sua estratégia, que se reflete em como funciona atualmente a Nintendo Direct, e a mudança completa na E3 2014, levando muitos a olharem para a gigante japonesa com outros olhos. Mas sabemos que isso não bastou para diminuir a conversa de que a empresa passa por um mau momento. E isso é fato! Não bastam apenas mais e mais jogos para mudar o panorama a longo prazo. É necessário uma abordagem diferente, focando áreas diferentes para fazer com que a empresa retome o caminho do sucesso. E o que mais pode evidenciar isso são os números de vendas de consoles no Japão.
A Computer Entertainment Supplier's Association do Japão (CESA) publicou o que foi chamado de 2014 CESA White PAPER, onde mostra várias estatísticas interessantes sobre a indústria de games em 2013.
Em suma, o mercado japonês para consoles está ficando menor, enquanto o mercado de portáteis estão crescendo cada vez mais. Mas não para por aí! A Enterbrain publicou resultados similares (para a primeira metade de 2014) sobre os consoles. E o mercado de portáteis teve uma forte elevação em crescimento durante o ano de 2013.
Mas aqui estão os fatos-chave nas informações da CESA:
- o mercado para consoles de jogos (hardware e software combinados) no Japão em 2013 atingiu US$4 bilhões (em 2012 foram US$4.8 bilhões)
- vendas de hardware em 2013 atingiram US$1.5 bilhões (em 2012 foram US$1.9 bilhões)
- vendas de software em 2013 chegaram a US$2.5 bilhões (em 2012 foram US$2.9 bilhões)
Então, baseado nos números obtidos, de 2012 a 2013, o mercado de consoles de jogos no Japão teve redução de 15.7%.
De acordo com a CESA, o Nintendo DS dominou o mercado de consoles no Japão, com 46.7% (vendas combinadas de hardware e software) em 2013. O Playstation 3 foi o segundo com 21.8%, enquanto que o PS Vita atingiu 11.7%.
Não se esqueça que o PlayStation 4 não foi incluído nos números de 2013 porque ele foi lançado apenas em fevereiro deste ano. A Microsoft planeja trazer o Xbox One para o Japão em setembro.
No entanto, a Enterbrain incluiu as vendas de PS4, o que sugere que o impacto do novo console no Japão é limitado. É lógico esperar que o Xbox One não mudará em nada a situação.
De acordo com a CESA, o Nintendo DS dominou o mercado de consoles no Japão, com 46.7% (vendas combinadas de hardware e software) em 2013. O Playstation 3 foi o segundo com 21.8%, enquanto que o PS Vita atingiu 11.7%.
Não se esqueça que o PlayStation 4 não foi incluído nos números de 2013 porque ele foi lançado apenas em fevereiro deste ano. A Microsoft planeja trazer o Xbox One para o Japão em setembro.
No entanto, a Enterbrain incluiu as vendas de PS4, o que sugere que o impacto do novo console no Japão é limitado. É lógico esperar que o Xbox One não mudará em nada a situação.
O mercado móvel de jogos é maior que o mercado de consoles
A CESA também afirma que os jogos para smartphones atingiram US$3.5 bilhões em 2013. Não há nada sobre os números de 2012, mas para 2011 a CESA disse que esse segmento específico valia US$370 milhões. Foi uma taxa de crescimento realmente impressionante.
O mercado japonês é o único no mundo com um mercado de tamanho considerável para jogos em smart devices. E parece que vai aumentar mais: para jogos em smartphones, a CESA mostra que esse segmento obteve US$1.6 bilhões no Japão em 2013 (2011: US$2.2 milhões).
Então o ponto-chave aqui é, de acordo com a CESA: o mercado japonês de jogos para smart devices em 2013 era, em US$5.1 bilhões, maior que o de consoles (hardware e software combinados), que ficou em US$4 bilhões.
Então o ponto-chave aqui é, de acordo com a CESA: o mercado japonês de jogos para smart devices em 2013 era, em US$5.1 bilhões, maior que o de consoles (hardware e software combinados), que ficou em US$4 bilhões.
Não há nenhum sinal de que isso terá alguma mudança, deixando claro que esse mercado ainda em expansão no Japão logo deixará os consoles com números ainda mais baixos. Isso é tendência, como já citado, por causa do estilo de vida japonês.
Se a Nintendo errar mais uma vez em ler a situação, ela deixará de garantir boa parte dos lucros dela provenientes do mercado japonês, ao qual ela domina entre as desenvolvedoras. Então, a saída mais apropriada é se focar mais no mercado ocidental, onde há muito o que se conquistar, e se focar menos em um mercado que já mostra sinais de desinteresse progressivo.
[Via CESA]