Sobre o que motivou a mudança para dispositivos inteligentes, dada a relutância de Iwata, no passado…
No mundo digital, o conteúdo tem a tendência de perder valor, e especialmente em aparelhos smart, reconhecemos que é desafiador manter o valor de nosso conteúdo. É por causa de nosso reconhecimento que temos mantido nossa posição de cautela. no entanto, nós estivemos considerando séria e continuamente como poderíamos fazer uso de aparelhos smart. Nos fizemos o anúncio ontem porque nós finalmente encontramos soluções para os problemas que identificamos. Mais especificamente, nós não iremos meramente portar jogos desenvolvidos para nossos sistemas dedicados a jogos para aparelhos smart do jeito que eles são — iremos desenvolver novos softwares que combinarão perfeitamente com o estilo de jogar e mecanismos de controle dos aparelhos smart.Nós chegamos a um ponto onde podemos dizer que seremos capazes de desenvolver e operar softwares nos quais, no final, não irão ferir o valo das IPs da Nintendo, mas ao invés disso, se tornarão uma oportunidade para um grande número de pessoas ao redor do mundo que possuem aparelhos smart — mas que não têm interesse em hardwares dedicados a jogos — a se interessarem nas IPs da Nintendo, e eventualmente, se tornar fãs de nossos sistemas dedicados a jogos. Ontem, finalmente chegamos ao ponto onde fomos capazes de anunciar a aliança com a DeNA, que tem papel-chave nessas soluções.
Sobre se a Nintendo perseguirá o modelo premium ou free-to-play…
Eu entendo que, ao contrário do modelo de pacote para sistemas de jogos dedicados, o tipo inicial de negócios free-to-start é mais amplamente adotado para jogos em aparelhos smart, e o modelo free-to-start naturalmente será uma opção que nó consideraremos. Por outro lado, mesmo no mundo dos apps para aparelhos smart, o modelo de negócios continua a mudar. Consequentemente, para cada título, discutiremos com a DeNA e decidiremos o método de pagamento mais apropriado. Então, especificamente sobre sua pergunta, ambas podem ser opções, e se uma nova invenção típica da Nintendo sair disso, então melhor ainda.Por outro lado, a Nintendo não tem a intenção de escolher métodos de pagamento que possa ferir a imagem da marca Nintendo ou nossas IPs, aos quais os pais podem se sentir confortáveis em deixar as crianças jogarem. Além do mais, é bem mais importante para nós considerarmos como podemos ter o máximo de pessoas ao redor do mundo rodando aplicativos da Nintendo em aparelhos smart, do que considerar qual sistema de pagamento nos renderá mais dinheiro.
Sobre quem lidará com o desenvolvimento de jogos para smartphones, e se Miyamoto estará envolvido…
O desenvolvimento de jogos para aparelhos smart será feito principalmente pela Nintendo, mas é significante que estamos formando uma estrutura conjunta de desenvolvimento com a DeNA. A Nintendo, através da experiência com o negócio de sistemas portáteis de jogos, é boa em fazer produtos de jogos tradicionais. Mas para aparelhos smart, em adição ao aspecto de “produto” de um jogo, o aspecto de um "serviço" em constante evolução é muito importante — um serviço que encoraja os consumidores a jogar todos os dias, mesmo que por um curto período. A DeNA tem um vasto know-how em desenvolver o lado “serviço” das coisas, e será primariamente responsável pelas operações orientadas para o serviço. Nós seremos capazes de elevar grandemente as forças de cada grupo.Quanto a qualquer envolvimento do senhor Miyamoto, falaremos sobre isso quando for possível, mas por agora, entenda que a prioridade dele é no desenvolvimento de jogos para Wii U que serão lançados neste ano.
Sobre o serviço online de afiliação…
Estamos planejando começar um novo serviço de afiliação, que poderá ser implantado em múltiplos aparelhos, como consoles da Nintendo, aparelhos smart e PCs começando neste fim de ano, que será desenvolvido em conjunto com a DeNA. Enquanto isso vai ser um serviço de afiliação da Nintendo que iremos operar, porque a DeNA tem um know-how impecável em desenvolvimento de sistemas por meio de múltiplos aparelhos, bem como na construção de redes e servidores, estamos planejando desenvolver um novo serviço de afiliação que pode tirar vantagem de ambas as empresas. Sobre os detalhes, por favor espere por futuros anúncios.Sobre se a Nintendo espera alavancar dispositivos inteligentes como uma porta de entrada para os sistemas Nintendo, e se os jogos da Nintendo em aparelhos smart terão ganchos em funções/gameplay para jogos de Wii U ou 3DS…
Para criarmos experiências únicas que outras empresas não podem, a melhor opção possível para nós é sermos capazes de desenvolver um hardware que possa realizar experiências únicas de software. Como resultado, podemos oferecer aos nossos clientes ricas experiências em entretenimento — imersão para dentro do mundo dos jogos. É por isso que usamos o termo “premium”.Deixe-me explicar para que ninguém se engane: Eu nunca tive a intenção de dispensar experiências de entretenimento que as pessoas estão curtindo em aparelhos smart ou em qualquer outra mídia. Por outro lado, meu entendimento é que, em aparelhos smart, a demanda principal é para jogos muito acessíveis que os usuários de aparelhos smart podem facilmente começar e facilmente terminar. Essas não são necessariamente as características que as pessoas exigem de jogos para sistemas dedicados. Na verdade, essa é uma das razões que acreditamos que não deveríamos portar jogos de consoles dedicados para aparelhos smart do jeito que eles são, porque fazer isso não iria satisfazer completamente as necessidades dos consumidores que tem aparelhos smart. Em outras palavras, mesmo quando múltiplos sistemas podem rodar jogos, eu acredito que as experiências de entretenimento que os consumidores exigem variam de sistema para sistema.
Na filosofia da Nintendo que eu acabei de mencionar, ser “único” ou “sem precedentes” é muito mais apreciado do que ser “melhor” do que os outros. Enquanto queremos mais pessoas se tornando familiares com IPs da Nintendo através de apps de jogos da Nintendo para aparelhos smart, ao mesmo tempo, miramos em providenciar experiências únicas para consumidores com nossos apps para aparelhos smart. De uma perspectiva de negócios também, temos a meta de crescer nosso negócio de aparelhos smart em um campo importante dos negócios.
Sobre como a Nintendo desenhará essas experiências únicas no espaço dos aparelhos smart já que eles agora são forçados a acomodar uma interface de hardware que eles não criaram…
Realmente, o ex presidente da Nintendo, senhor Yamauchi, frequentemente nos disse que no mundo do entretenimento temos que fazer coisas diferentemente dos outros. Essa filosofia foi passada para nós. Para nós sermos capazes de fazer algo único que é diferente dos outros, ser capazes de desenhar o hardware para poder criar experiências únicas com o software nos dá a melhor opção. Como eu disse, a Nintendo continuará com seu negócio de consoles dedicados com uma paixão muito mais forte.Por outro lado, acreditamos que seremos capazes de usar aparelhos smart de maneira muito única, para que eles possam ser uma ponte para nossos consoles dedicados, e ao mesmo tempo, que nós seremos capazes de entregar experiências únicas para usuários de aparelhos smart. Como você sabe, mesmo antes do advento de aparelhos smart, nós empregamos telas de toques para nossos jogos com o Nintendo DS, e nós também adotamos acelerômetros para nossos Wii Remotes bem mais rápido do que os aparelhos smart fizeram, e produzimos jogos únicos. Por utilizar nosso know-how único em áreas como essas, eu acredito que seremos capazes de bolar propostas únicas para os consumidores. Por favor, espere por mais anúncios quando pudermos elaborar sobre títulos específicos.
Sobre onde criadores de jogos mobile erraram que a Nintendo acertará…
A maioria dos criadores de jogos mobile que atingiram resultados de negócios tangíveis parecem depender de um único hit de sucesso. Para a Nintendo, ser capaz de fazer uso da enorme biblioteca de IPs que temos cuidadosamente nutrida por mais de 30 anos é uma força imensa. Gostaríamos de criar vários jogos de sucesso simultaneamente por efetivamente alavancar o apelo das IPs da Nintendo, que várias pessoas ao redor do mundo já estão familiarizadas.Por outro lado, como eu disse durante nossa entrevista por telefone, como o valor do conteúdo geralmente tende a enfraquecer no mundo digital, e especialmente em aparelhos smart, não é fácil manter o valor do conteúdo. Miramos em explorar modos onde não iremos desvalorizar as IPs da Nintendo, e sim aumentar ainda mais o valor.
Sobre se há coisas que a Nintendo nunca fará com jogos mobile…
A resposta pode sobrepor-se com a minha resposta anterior, mas nós não iremos fazer nada que vá ferir as IPs da Nintendo. Não faremos nada que possa ferir a imagem da marca Nintendo — isso os pais podem se sentir seguros ao dar acesso para suas crianças acessarem.Sobre o “NX”…
A razão de eu ter anunciado o “NX,” que, à propósito, não é diretamente ligado à nossa aliança com a DeNA, foi porque eu quis evitar quaisquer desentendimentos como, “a Nintendo pode ter perdido sua paixão pelo negócio de consoles dedicados a jogos”, e porque eu quis que várias pessoas entendessem que a Nintendo continuará com seu negócio de consoles de jogos dedicados, com paixão e motivação ainda mais fortes. Eu sinto muito, mas como eu disse durante a conferência de ontem, não podemos fazer mais anúncios sobre o “NX” até o próximo ano.Sobre Amiibo…
– Iwata começou a esboçar a ideia dos Amiibo enquanto estava num trem-bala no final de 2013.
– Iwata ficou mais e mais animado enquanto ele ponderava no conceito.
– Ele despachou 4 páginas (do conceito) em seus engenheiros.
“Foi algo que eu acreditei que seria completamente novo para nós.”
Reggie e Iwata em como seguir o ramo dos aparelhos smart ajudaria a Nintendo…
“Nós vimos isso como um casamento do software com o hardware, que juntos criam uma experiência atraente”. – Reggie“Se não tomarmos uma abordagem que parece de forma holística de como uma plataforma de jogos deve ter no futuro, então nós não seremos capazes de manter a Nintendo por 10 anos na estrada. Nós gostaríamos de criar vários títulos de sucesso por efetivamente alavancar o apelo das IPs da Nintendo”. – Iwata
Miyamoto/Iwata sobre o novo hardware…
“Nosso trabalho é continuar a criar novas plataformas que nos permita criar novos modos divertidos de jogar.”“Para criarmos experiências únicas que outras empresas não podem, a melhor opção possível para nós é sermos capazes de desenvolver um hardware que possa realizar experiências únicas de software.”
Sobre o New 3DS
– O New 3DS é um exemplo de como a Nintendo conduzirá a si mesma em frente.– No final do desenvolvimento do console, a Nintendo se reuniu com uma empresa que tinha a tecnologia capaz de melhorar seu 3D.
– Depois de ver a tecnologia, Miyamoto surpreendeu seus engenheiros.
“Ele disse, ‘Por que não estamos colocando isso nesse console? Se não colocarmos isso, não há razão de fazer o console’. Eu fui perguntado pessoalmente várias vezes pelos engenheiros internamente, ‘Vamos realmente fazer isso?’. E é aqui onde meu background em tecnologia é bem útil, porque isso significa que os engenheiros não podem me enganar”. – Iwata
Iwata sobre a situação do Wii U…
“Certamente eu não estou satisfeito com a situação atual. Pode não ser o primeiro console de escolha [das pessoas], mas talvez reconheçam ele como o segundo melhor console.”Iwata sobre as dúvidas de a Nintendo continuar do jeito que ela faz negócios como antes…
“Nós temos dúvidas [sobre] continuar a estender nossos negócios desse jeito que temos feito no passado. Temos dúvidas sobre se as pessoas irão ou não continuar a ver aquelas extensões simples do que temos feito como novos e surpreendentes. Se precisa de muita explicação para as pessoas entenderem nosso produto de entretenimento, você está fazendo algo errado”.
[Via time.com]