Nesta terça-feira (17), a Nintendo anunciou uma parceria com a gigante japonesa DeNA para a produção de jogos para smartphones envolvendo suas franquias.
A “união” dessas duas empresas vai permitir a criação de novos jogos para dispositivos móveis com personagens e mundos da Nintendo. Eis o que diz a DeNA:
A aliança tem como objetivo complementar o negócio de sistemas dedicados de videogames da Nintendo, assim como ampliar o alcance da Nintendo para o vasto mercado de usuários de dispositivos inteligentes ao redor do mundo. Sob a aliança, a DeNA também vai conseguir fortalecer o negócio de jogos em uma escala global ao usar IPs da Nintendo. Para garantir a qualidade da experiência que os consumidores esperam dessa aliança entre Nintendo e DeNA, apenas novos jogos originais otimizados para funcionalidades de dispositivos inteligentes serão criados, em vez de portar jogos criados especificamente para Wii U ou Nintendo 3DS.
Em resumo, não haverá ports de jogos já lançados para as plataformas da Nintendo, e sim jogos pensados para funcionar em smart devices.
Ao destacar que o objetivo não é simplesmente adaptar jogos antigos às novas plataformas, a Nintendo mostra que há uma boa oportunidade de usar os smartphones como uma forma de complementar a experiência em consoles e portáteis. E também apresentar suas franquias para um novo público.
A Nintendo, ao invés de abandonar plataformas tradicionais, ou se dedicar a plataformas móveis, ela parece ter dado a outra empresa a tarefa de produzir esses jogos. E sem dúvida isso é ótimo para quem ainda torce o nariz para tais jogos mobile.
Nintendo NX
“A Nintendo decidiu aplicar o negócio de videogames em dispositivos inteligentes, mas não por ter perdido a paixão ou visão para o negócio de sistemas dedicados de videogames”, disse Iwata, antes de confirmar que a Nintendo já prepara seu próximo “sistema dedicado de videogames” e ele será mostrado já em 2016.
Só resta saber se será um substituto para o Wii U, que, apesar de ter melhorado bastante a oferta de jogos, dificilmente se livrará do título “maior fracasso da Nintendo depois do Virtual Boy”, ou se será um sucessor para o 3DS (o que é mais difícil, considerando que recentemente ele ganhou uma versão melhorada). Ou então um híbrido de console de mesa com portátil. Ou será como sempre é: algo que nem imaginávamos que fosse.
Confira neste link o relatório completo, em inglês, sobre essa parceria.
Novo programa de fidelidade que substituirá o falecido Club Nintendo
A parceria entre as duas empresas irá gerar um novo sistema de recompensas para os usuários. Iwata não falou sobre como funcionará o sistema de fidelidade, caso ele vá se prender ao atual serviço da Nintendo Network ou se usará as contas da Nintendo Network ID. Mas ele acabou falando como as informações serão usadas.
Mesmo a pareceria sendo entre a Nintendo e a DeNA, quem vai possuir toda a informação será a Big N, de acordo com o próprio Iwata. Algumas das informações serão compartilhadas com a DeNA para permitir que eles desenvolvam jogos para smartphones usando as IPs da Nintendo. Mas fique sossegado: Iwata já declarou que ambas as empresas desejam evitar um situação onde o acesso às informações do usuário seja usada de maneira negativa. Possivelmente será como o que faz a gigante das buscas, Google, ao qual ela recebe informações dos usuários para direcionar melhor as propagandas, ao invés de mostrar coisas aleatórias para o usuário.
[Via nintendo.co.jp]