O total inclui cópias físicas e digitais vendidas na eShop, ao que a Capcom diz que a demo do jogo foi crucial para atrair o interesse do jogador. A empresa japonesa também acredita que lançar o jogo junto com o New Nintendo 3DS ajudou a atrair mais interesse no jogo, que usa o C-Stick do console revisado para controlar o ângulo de visão da tela, juntamente com o proveito de tirar mais recursos do melhor processador do console para melhorar a performance visual.
O primeiro jogo da série foi lançado no PlayStation 2 em 2004, e as sequências do jogo seriam lançados para Wii e PlayStation Portable; a chegada da série no portátil da Sony foi responsável por alavancar as vendas do console e mudar as estatísticas dele no Japão. Já Monster Hunter 3 pulou direto para os consoles da Nintendo. E ao colocar a série Monster Hunter em sua quarta versão no portátil da Nintendo, a Capcom aumentou o a diferença de sucesso entre o Vita da Sony e o 3DS da Nintendo na terra do sol nascente.
Monster Hunter 4 Ultimate é completamente exclusivo para a família do 3DS, e a Capcom anunciou recentemente Monster Hunter Stories, um spin-off da série.
EDIT: O perfil da série Monster Hunter no Facebook e Twitter já confirmou que dará de brinde um tema grátis da série para o 3DS já no mês de maio.
[Via eurogamer.net]