"Não foi uma desculpa", disse Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America. "Não foi uma declaração sobre o conteúdo que estamos mostrando. Em essência, foi um 'Eu escuto a mensagem de vocês".
A não-desculpa, a mensagem, foi um tweet enviado por Iwata aparentemente em reação à onda gigante de reações online negativas à apresentação da Nintendo na E3 dessa semana.
A tradução (divulgada inclusive por nós da Nintendo Channel) foi do usuário Cheesemeister do site NeoGaf, que dizia o seguinte:
"Obrigado por assistir. Nós levamos em conta as opiniões sobre o Digital Event desse ano seriamente, e trabalharemos para melhor atender suas expectativas."
Mas Fils-Aime disse que a tradução não está exatamente correta e perde parte do contexto.
"O senhor Iwata está no Japão, e o que ele está tentando fazer é explicar aos consumidores no Japão o que está acontecendo na E3", disse Fils-Aime. "A tradução correta da mensagem dele era: 'Obrigado pelo seu feedback. Nós ouvimos vocês e estamos comprometidos em continuar a atender suas expectativas'. Essa era essencialmente a mensagem dele.
Desculpa ou não, a mensagem foi impulsionada pela reação aos jogos e novidades que a Nintendo revelou na E3.
Vários fãs reagiram com sarcasmo, tanto desapontados com o que não foi dito, quanto pelo que foi falado. Cerca de 12.000 fãs assinaram uma petição no site Change.Org na tentativa de convencer a Nintendo a cessar o desenvolvimento de um dos novos jogos recém anunciados: Metroid Prime: Federation Force.
Mas Fils-Aime parece não ter se incomodado pela reação.
"Uma das coisas que eu acho interessante é que se você olhar historicamente para a E3 da Nintendo, o que tipicamente acontece é uma conferência resumida ou nosso evento digital", disse Fils-Aime, "e então nos dias que seguem, as pessoas vêem os jogos, jogam os jogos, e a valorização e entendimento do que estávamos fazendo aumenta nesses três dias, e continua a aumentar até os fins de ano".
"Pegue Splatoon como exemplo", ele disse.
Splatoon, um novo tipo de shooter revelado na E3 do ano passado é inteiramente uma nova IP, e não recebeu uma reação completamente positiva no show. Pelo menos não inicialmente.
"Splatoon é um jogo que as pessoas estão amando agora, mas se você voltar na E3 do ano passado, Splatoon estava sendo visto como 'Sim, é inovador e é diferente, mas os controles são um pouco complicados e eu não entendo a mecânica de se tornar uma lula e passar pela tinta'. Houveram todas essas reclamações. Mas agora você olha para o produto finalizado e a satisfação é imensa".
"A chave para o sucesso da Nintendo", disse Fils-Aime, "não é só fazer bons jogos, mas ajudar as pessoas a entender por que eles são bons".
"Para nós, nossa meta é ter certeza que anunciamos o conteúdo, ajudamos as pessoas a entender o conteúdo, mas mais importante, colocar as mãos nos jogos", ele disse.
É por isso que a Nintendo tem programas como aquele que entrega versões demo de jogos não lançados nas lojas Best Buy ao redor do país, ou permitir que as pessoas baixem versões iniciais do jogo no Wii U deles para testá-los por conta própria.
"Eu não ouvi o feedback (das demonstrações na Best Buy deste ano), mas eu acho que o feedback será bem positivo porque, o que fazemos é desenvolver grandes jogos, e eles mostram bem isso, e eles realmente levam ao entusiasmo do consumidor".
[Via nintendoeverything.com]