Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, fez um discurso de 4 minutos sobre o senhor Satoru Iwata ontem durante a The Game Awards 2015.
Neste ano, a The Game Awards trouxe novos anúncios para a Nintendo, mas nosso foco não será a postagem relacionada aos acontecimentos e vencedores de lá. Nossa postagme é justamente sobre o emocionante discurso de Reggie para Iwata.
Geoff Keighley, o produtor do show, certificou-se de que Satoru Iwata recebesse um tributo especial — completo com um discurso de coração feito por Reggie e uma performance no piano por Ben Harper.
Satoru Iwata faleceu no mês de julho por causa de um câncer, pegando todos de surpresa.
Logo abaixo você confere nossa tradução sobre cada palavra do discurso do Reggie. Acima está o vídeo para você conferir como foi o discurso. Não legendamos o vídeo por falta de tempo e velocidade de Internet apropriada para tanto.
Uma das palavras mais usadas na língua inglesa é “único.” Isso é o que todos nós queremos ser em algum momento ou outro, mas poucos de nós realmente somos. Satoru Iwata claramente foi um que era único — no sentido mais pleno da palavra.
Se fosse pra você desenhar a pessoa perfeita para liderar uma empresa de vídeo games, você iria querer alguém que entendesse de engenharia elétrica, que entendesse de desenho de software, e que entendesse de negócios. Não muitos podem dizer ter esse tipo de antecedente, mas o senhor Iwata tinha. E ele não só entendia todas essas áreas, mas ele era completo em cada uma delas.
Se você leu a série Iwata Asks, você sabe que ele poderia se aprofundar nas características de ambos designs de hardware e de jogos; ninguém o fazia se perder nos detalhes. Sobre o resumo de seus negócios, há um número um que se destaca. Nossa dedicação na indústria de jogos já tem cerca de 30 anos. Nesse tempo, somente cinco plataformas alcançaram as vendas totais excedendo as 100 milhões de unidades no mundo inteiro. Dessas cinco, o senhor Iwata estava diretamente envolvido em três delas. No HAL Laboratories, ele ajudou a trazer Kirby’s Dream Land e outros jogos para o Game Boy. E então, como presidente da Nintendo, ele supervisionou a introdução de ambos Nintendo DS e Wii.
Além do resumo dele, eu posso adicionar outra marca registrada: O homem era destemido.
Lembra de como você se sentiu a primeira vez que ouviu o o nome “Wii”? Ou se lembra do que foi dito quando você descobriu sobre Nintendogs ou Brain Age, ou “aparelho portátil de duas telas?” Você pode ter ficado confuso, mas ele já sabia. Ele já tinha ouvido todas as críticas internamente, mas ele sempre defendeu uma ideia da qual ele realmente acreditava. E todos nós fomos beneficiados.
Para o senhor Iwata, não bastava apenas repetir as palavras da missão da Nintendo... [era sobre] surpreender e alegrar com o inesperado. Ele viveu sobre essas palavras. Ele era único.
E finalmente, em um nível pessoal, ele era meu chefe, e ele foi meu mentor. E ele era meu colega. Mas acima de tudo, ele era meu amigo — e eu sou uma pessoa melhor por conta disso. E eu acho que cada jogador é melhor por ter a visão e o talento de Iwata que ajudaram a inspirar e moldar a paixão que todos compartilhamos.
Não importava o que estava acontecendo em nossas vidas ou no mundo, o senhor Iwata queria que a Nintendo fosse sobre colocar sorrisos nos rostos das pessoas. A Nintendo, em seu coração, é sobre nos sentir mais jovens do que somos hoje.
Senhor Iwata, espero que você esteja sorrindo agora.
Satoru Iwata faleceu no mês de julho por causa de um câncer, pegando todos de surpresa.
Logo abaixo você confere nossa tradução sobre cada palavra do discurso do Reggie. Acima está o vídeo para você conferir como foi o discurso. Não legendamos o vídeo por falta de tempo e velocidade de Internet apropriada para tanto.
O discurso de Reggie Fils-Aime sobre Satoru Iwata
Uma das palavras mais usadas na língua inglesa é “único.” Isso é o que todos nós queremos ser em algum momento ou outro, mas poucos de nós realmente somos. Satoru Iwata claramente foi um que era único — no sentido mais pleno da palavra.
Se fosse pra você desenhar a pessoa perfeita para liderar uma empresa de vídeo games, você iria querer alguém que entendesse de engenharia elétrica, que entendesse de desenho de software, e que entendesse de negócios. Não muitos podem dizer ter esse tipo de antecedente, mas o senhor Iwata tinha. E ele não só entendia todas essas áreas, mas ele era completo em cada uma delas.
Se você leu a série Iwata Asks, você sabe que ele poderia se aprofundar nas características de ambos designs de hardware e de jogos; ninguém o fazia se perder nos detalhes. Sobre o resumo de seus negócios, há um número um que se destaca. Nossa dedicação na indústria de jogos já tem cerca de 30 anos. Nesse tempo, somente cinco plataformas alcançaram as vendas totais excedendo as 100 milhões de unidades no mundo inteiro. Dessas cinco, o senhor Iwata estava diretamente envolvido em três delas. No HAL Laboratories, ele ajudou a trazer Kirby’s Dream Land e outros jogos para o Game Boy. E então, como presidente da Nintendo, ele supervisionou a introdução de ambos Nintendo DS e Wii.
Além do resumo dele, eu posso adicionar outra marca registrada: O homem era destemido.
Lembra de como você se sentiu a primeira vez que ouviu o o nome “Wii”? Ou se lembra do que foi dito quando você descobriu sobre Nintendogs ou Brain Age, ou “aparelho portátil de duas telas?” Você pode ter ficado confuso, mas ele já sabia. Ele já tinha ouvido todas as críticas internamente, mas ele sempre defendeu uma ideia da qual ele realmente acreditava. E todos nós fomos beneficiados.
Para o senhor Iwata, não bastava apenas repetir as palavras da missão da Nintendo... [era sobre] surpreender e alegrar com o inesperado. Ele viveu sobre essas palavras. Ele era único.
E finalmente, em um nível pessoal, ele era meu chefe, e ele foi meu mentor. E ele era meu colega. Mas acima de tudo, ele era meu amigo — e eu sou uma pessoa melhor por conta disso. E eu acho que cada jogador é melhor por ter a visão e o talento de Iwata que ajudaram a inspirar e moldar a paixão que todos compartilhamos.
Não importava o que estava acontecendo em nossas vidas ou no mundo, o senhor Iwata queria que a Nintendo fosse sobre colocar sorrisos nos rostos das pessoas. A Nintendo, em seu coração, é sobre nos sentir mais jovens do que somos hoje.
Senhor Iwata, espero que você esteja sorrindo agora.