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Kimishima fala sobre a iniciativa mobile, sobre ele não ter predito o fracasso do Wii U, o Quality of Life, Amiibo, e sobre seu tempo restante de presidência

12/03/2015



Em adição ao NX, Tatsumi Kimishima, novo presidente da Nintendo, continuou falando sobre vários assuntos pertinentes à empresa em sua conversa com a revista TIME. Esses assuntos incluíram a iniciativa da empresa para aparelhos smart, o suporte para o Wii U no futuro e como ele não disse que o console seria um fracasso, sobre os Amiibo, sobre o papel do seu “parceiro” 
Shigeru Miyamoto, Genyo Takeda, sobre o Quality of Life, e a duração de sua presidência.

 Confira abaixo os principais assuntos da conversa:


Sobre não portar cegamente IP's para os aparelhos smart


“A Nintendo tem falado por anos sobre aumentar a população de jogadores. Mas para dar seguimento a essa meta, queremos aumentar, primeiro e acima de tudo, a população que tenha acesso às IP's da Nintendo. É claro que o negócio em smart devices não é um negócio simples. É um negócio altamente competitivo, e então, para nós simplesmente levarmos nossas IP's e soltá-las no negócio de smart devices, nesse existente oceano vermelho, acredito eu que não seria uma estratégia de sucesso a ser tomada.”

“Queremos  aumentar a população de pessoas que terão acesso a nossas IP's, e nós também precisamo fazer o modo que eles acessem nossas IP's o mais simples que nós pudermos, ou o mais fácil que pudermos. E é assim que faremos o negócio de smart devices ser um sucesso.”

Sobre como os smart devices são apenas uma peça de um quebra-cabeças maior

“O que nós realmente queremos fazer é que as pessoas interajam com nossas IP's. E nós queremos aumentar a frequência na qual as pessoas encontram nossas IP's, seja por meio de áreas dedicadas a isso (Parque temático?), ou comercializar junto com nossas IP's, ou apenas imagens e interações visuais com as IP's da Nintendo.”

Sobre fazer a “Nintendo Account” e o “My Nintendo” funcionar bem com sua meta principal em relação à estratégia da empresa na área de smart devices

“E é claro que precisamos de algo para conectar tudo isso junto, e é onde o My Nintendo, bem como o sistema Nintendo Account entra”, disse Kimishima ao descrever a Nintendo Account como estratégia para unificar todas as propriedades da Nintendo através de todas as plataformas, desde os próprios aparelhos da Nintendo, como também os tablets, smartphones e PCs, além de outros aparelhos não citados. O My Nintendo, um subconjunto crucial da Nintendo Account, e o repensamento completo do antigo “Club Nintendo” ainda será um programa de recompensas, mas com um escopo bem mais amplo.

“Então, sobre o My Nintendo, logicamente que você receberá pontos de maneiras tradicionais, como através da compra de softwares”, disse Kimishima. “Mas nós também estamos procurando modos nada tradicionais de dar pontos por apenas acessar nosso conteúdo, onde quer que você o encontre. E você poderá usar esses pontos de algum modo ou outro para receber benefícios em lugares como parques temáticos, ou talvez até quando comprar mercadorias. Haverá oportunidades para esses pontos beneficiarem o usuário final.”

“Então, repetindo, estamos querendo realmente fortalecer as conexões entre o My Nintendo e o sistema Nintendo Account, bem como—e esse é provavelmente nossa meta número um acima de tudo—conectar todas as nossas IP's da Nintendo dentro desse framework e permitindo que nossa base de consumidores tenham acesso a nossas IP's por meio disso, e ganhe benefícios por meio desse acesso e dessa conexão. Eu acho que será algo que nenhuma outra empresa oferece.”

“É muito importante para nós estabelecermos ambas as coisas, mas para que as pessoas possam criar uma Nintendo Account, primeiro nós devemos fazer elas quererem criar uma (conta). Ao conectar todas essas áreas, estabeleceremos uma conta e um serviço global de membros que dê suporte a pessoas através das crescentes experiências Nintendo.”

Sobre o Miitomo

“Acreditamos que [o Miitomo] é algo que fará as pessoas quererem, por meio do uso desses personagens Mii tão conhecidos, falar e se comunicar com os amigos deles. E quando estiverem usando o Miitomo, será mais fácil para fazer algumas das funções do Miitomo se você tiver uma Nintendo Account. Será mais fácil alcançar e falar com seus amigos. Uma vez que sua conta estiver pronta, eu acho que será uma transição bem mais fácil para as pessoas quererem registrar no My Nintendo para que possam começar a ganhar pontos.”

“Então eles começarão a ganhar pontos não só por usar o software deles, mas por interagir com nossas coisas, não só por comprar softwares, mas por interagir com parques temáticos e com nossas mercadorias. Então é algo que, de novo, é simples e fácil para o consumidor conseguir realizar. E então, e só então, uma vez que tivermos estabelecido essas estradas pelas quais os consumidores poderão alcançar nosso conteúdo em smart devices, só aí será o tempo correto para nós trazermos mais de nossas IP's da Nintendo para esse negócio.”

Sobre se os consumidores do ocidente “terão” Miitomo quando for lançado

“Antes de mais nada, acho que você está certo. Eu não acho que temos sido capazes de nos comunicar com sucesso sobre o que estamos tentando fazer até este ponto. Como você disse, eu acho que, normalmente, se você olhar para o negócio dos smart devices, os aplicativos não são anunciados, não são promovidos. Você apenas abre a loja de apps e boom, há vários novos apps lá. É como se fosse apenas, ‘Aqui estão eles!’, e eles são entregues para você. Tirar tempo e dinheiro e se esforçar em criar grandes comerciais em torno de aplicativos de smart devices não são parte desse negócio tradicionalmente.”

“Eu acredito que precisamos e queremos fazer exatamente isso, e foi o motivo de termos anunciado antes que atrasaríamos o lançamento de Miitomo para março do próximo ano. A partir de agora até quando chegar aquele tempo, iremos estar pensando sobre o que iremos fazer para promover esse aplicativo, e o que poderemos fazer para ter certeza que ele seja entendido por nossos prospectivos consumidores.”

Sobre como ele não falou que o Wii U seria um fracasso

“A pergunta do repórter da Nikkei para mim foi ‘O Wii U não está vendendo neste ponto em seu tempo de vida tão bem quanto o Wii estava ao mesmo tempo. Por que acha que isso aconteceu?’. E minha resposta foi que o Wii naquele ponto havia vendido cerca de 100 milhões de unidades no mundo inteiro, e mesmo assim havia pessoas dizendo ‘Hey, já que o Wii foi tão bem sucedido, o Wii U também será bem sucedido, e vai vender como fogo selvagem também,’ eu olhei para aquela base global instalada e disse que poderia não vender tão bem. Essa foi minha resposta. Não que não venderia, mas que seria mais difícil por causa da base instalada do Wii em si.”

“O ponto que eu estava tentando chegar é que o Wii vendeu tanto e está sendo jogado por tantas pessoas, que não seria fácil fazê-las deixarem isso e ir para o próximo console. Aquela foi apenas minha opinião, que era uma tarefa difícil para nós de conseguir levar consumidores do Wii para o Wii U. Mas infelizmente não parece que minha mensagem foi passada claramente.”

Sobre quanto tempo o Wii U será uma plataforma principal da Nintendo

“Como você sabe dentro da indústria dos jogos, o momento é a chave. Quando você tem o momento, quer seja sobre o console ou um software, as vendas aumentam. Nesse ponto no tempo de vida do Wii U, estamos olhando para um hardware que vendeu 10 milhões, que é apenas um décimo do que vendeu o Wii.”

“O que eu quero fazer, acho que o nosso primeiro trabalho agora é ter certeza que os consumidores,aqueles 10 milhões de consumidores que tem um Wii U em casa tenham jogos para jogar. E precisamos ter certeza que eles estão satisfeitos com a compra deles e continuem a jogar nessa plataforma. Então não podemos apenas abandoná-los e dizer ‘Hey, é hora de ir para a próxima coisa.’ É claro que estamos trabalhando no NX e olhando para as experiências que podemos trazer para aquela plataforma. Mas primeiro, nosso trabalho é dar suporte aos consumidores que compraram o Wii U e garantir que eles tenham experiências nos softwares disponíveis para eles.”

Sobre como as pessoas não estão usando os Amiibo do jeito que a Nintendo planejou ainda

“Um desafio que estamos enfrentando agora é que, nossa primeira meta era ter eles conectados ao software e fazê-los melhorar a experiência de jogo para o consumidor, e para que outros consumidores dissessem ‘Eu vejo meu amigo usando esse Amiibo com aquele software e isso parece legal,’ e de novo aumentar aquela atração daquela combinação. O que estamos vendo, ao invés disso, é que os Amiibo estão sendo adquiridos mais como item de coleção neste ponto do que, digamos, um item que interaja com o software. Assim, nós não estabelecemos eles de verdade como uma melhoria para nossos softwares até o momento.”

“Eu penso novamente que o desafio é, como podemos conectar aquela IP ao nosso software em geral, e usar os Amiibo para melhorar a atividade de jogo nos permitirá a ter mais pessoas olhando para eles. Eles olharão os Amiibo, eles os anexarão com a experiência de jogo, e então nós criaremos uma conexão mais forte com o conhecimento geral de nossas IP's e aquela experiência divertida que eles têm.”

“Mas eu entendo que o mercado americano é [um lugar] muito ocupado, muito cheio. Eu fui para um shopping recentemente e vi que todos os brinquedos diferentes que estão disponíveis, e eu entendo que é um campo lotado. Eu acho que nós precisamos de mais espaço nos mercados europeus e japoneses, já que eles não estão tão cheios quanto os dos EUA nesse ponto.”

Sobre como as posições dos “parceiros” na nova organização são sobre ter certeza de que as IP's da Nintendo durem por um longo tempo no futuro

“Com respeito ao senhor Miyamoto e ao senhor Takeda, o que realmente queremos fazer com toda a posição de parceria na organização é equilibrar todo o conhecimento e toda a experiência que eles têm, para olharmos para o futuro da Nintendo, trazer aquela força criativa para dentro do desenvolvimento e entalhamento do que iremos ser no futuro. E eu não estou falando apenas sobre o próximo ano ou dois, mas do futuro, e você pode ouvir o ‘F’ maiúsculo aí, eu acho.”

“O senhor Miyamoto, por exemplo, está passando muito tempo, não só com seus parceiros desenvolvedores, mas também trabalhando com a Universal Theme Parks para desenhar a experiência Nintendo que evoluirá lá. De fato, você poderá até mesmo ver personagens da Nintendo mais frequentemente de roupas e sapatos que as pessoas usam.”

“Sobre o segundo grande papel que eles têm, é realmente sobre trabalho dia a dia com o elenco talentoso que temos na Nintendo e crescendo e nutrindo essa força criativa. Você tem pessoas como o senhor Konno que é responsável pela série Mario Kart, o senhor Koizumi que está no nosso gabinete em Tóquio com Mario Galaxy e assim por diante. Então esses caras estão realmente trabalhando a nível do solo, dizendo ‘Okay, vamos criar o software que precisamos hoje e amanhã.’ E o senhor Miyamoto e o senhor Takeda estão, é claro, dando suporte a eles, mas também, como eu disse antes, olhando para o futuro da Nintendo também.”

Sobre a iniciativa Quality of Life da Nintendo

“O senhor Iwata, quando ele falou anteriormente sobre a iniciativa Quality of Life, eu acredito que ele falou sobre ser relacionado ao sono e cansaço. E a única informação que eu realmente tenho agora é que a iniciativa Quality of Fife ainda está em desenvolvimento, e eu não tenho mais informações para compartilhar. Não está no ponto de desenvolvimento onde eu sinto que posso fazer qualquer anúncio neste momento.”

Sobre ele não ser presidente em um ano apenas

“Eu sei que todos estão interessados em quanto tempo eu estarei por perto. Eu realmente quero dizer que todas as iniciativas que discutimos com você, são todas comigo, são todas de minha responsabilidade e eu tenho intenção de ver elas darem frutos.”

“Também, algo que eu acho que talvez tenha sido confundido antes foi que, houve uma conversa sobre eu estar por perto por apenas um ano. Sobre isso, é que a tabela de diretores, como um membro da tabela, o termo é de um ano. E no próximo encontro com os acionistas, temos que ser reconfirmados como membros da tabela. Isso ocorre em uma base anual, mas nunca houve nenhum significado que eu seria presidente por apenas um ano naquela conversa.”

“O que eu realmente quero fazer é trabalhar com os jovens e talentosos membros do elenco que temos na Nintendo, e continuar a nutrir e fazê-los crescer, para que eles possam expressar a criatividade deles, mas também que eles consigam pegar alguns daqueles papéis de gerência e se tornem os líderes que precisamos para levar a empresa para o futuro.”

[Via time.com]


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